28 de abril de 2010

É verdade que os Agapornis fischeri estão correndo risco de entrar em extinção?


As aves da espécie Agapornis fischeri são muito bonitas, dóceis e muito fáceis de se criar em cativeiro, por isso são muito utilizadas como "aves de estimação". A grande procura por essa ave faz com que os caçadores ilegais as capturem em seu habitat natural, ameaçando-a de extinção.
Aproveitando o assunto, toda vez que compramos um animal sem conhecermos sua procedência, ou seja, se foram criados da maneia correta para serem vendidos ou não, estamos contribuindo para a extinção desse animal. E vocês sabem o que significa dizer que uma espécie está extinta? Significa que não existe mais nenhum representante dessa espécie no mundo inteiro! E isso não é legal, não é mesmo?
Pergunta enviada pelo Gabriel.

27 de abril de 2010

Por que alguns ovos têm duas gemas?

Primeiro precisamos saber o que é a gema do ovo: é o óvulo (a célula feminina de reprodução) das fêmeas de animais como as aves e os répteis. Geralmente, as galinhas liberam apenas um óvulo de cada vez, mas alguns ovos apresentam duas gemas porque pode acontecer da galinha  liberar dois óvulos em vez de um. Esses dois óvulos liberados ficarão no mesmo ovo.
Pergunta feita pelo Gustavo.

20 de abril de 2010

Em qual velocidade a Terra gira?

A velocidade orbital média da Terra, ou seja, a velocidade em que ela gira em torno de si mesma, é de 30 km/s, o que corresponde a 108.000 km/h.

Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra

O Sol se movimenta?

A rotação galáctica

A Via Láctea descreve como um todo um movimento de rotação. Seus componentes não se deslocam à mesma velocidade. As estrelas que estão a uma distância maior do centro, movem-se a velocidades mais baixas do que as mais próximas.
O Sol descreve uma órbita que pode ser considerada circular. Sua velocidade relativa ao Universo gira em torno de 225 km/s, seu período de revolução é de, aproximadamente, duzentos milhões de anos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Via_Láctea

O Sol nasce todos os dias no leste?

Lembram-se dessa pergunta?
Esse vídeo (link abaixo) traz informações sobre o nascer do Sol e sobre outros assuntos que discutimos na sala.
Boa viagem!
Adriana.

http://www.youtube.com/watch?v=6TifQ7xZs24

Placas Tectônicas

Olá, meninos e meninas!
Para iniciarmos as nossas investigações, escolhi esses dois vídeos do You Tube (links abaixo) que mostram os movimentos das placas tectônicas e outras coisas legais das quais falamos na sala de aula. O segundo vídeo está em espanhol, para vocês treinarem um pouco.
Boa viagem!
Adriana.

 http://www.youtube.com/watch?v=WC7sIicz3ag&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=8YC1gzPHC1M&feature=related