26 de outubro de 2010

Plantação de milho do "seu" Severino

O técnico agrícola do IFET-Barbacena, Guilherme Henrique Fonseca de Castro, respondeu a carta que enviaram para ele contando sobre a situação da plantação de milho do "seu" Severino. Cliquem no link abaixo para ler a resposta.

Comparem as informações dadas pelo Guilherme com as hipóteses que vocês levantaram. Procurem saber mais sobre esse assunto utilizando o livro de Ciências.

Depois de todas as informações que conseguiram, escrevam uma carta para o "seu" Severino explicando as possíveis causas do problema com a plantação de milho e as medidas que podem ser tomadas para tentar solucioná-lo. Enviem a carta para o meu e-mail.

Bom trabalho!

Hidrelétricas emitem gases de efeito estufa?

A Apoena - Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar, publicou em  sua página na Internet informações bastante esclarecedoras sobre esse assunto. Murilo Fiuza de Melo, ou autor do artigo, disse que estudos recentes de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostraram que as hidrelétricas emitem na atmosfera uma grande quantidade de gases que agravam o efeito estufa, entre eles, o gás carbônico e o metano.
Mas como esses gases são produzidos?
Murilo Fiuza explicou que, quando a usina é construída, a decomposição da matéria orgânica (animais,  plantas e outros seres que morreram) libera uma grande quantidade desses gases no ar. Depois disso, esses gases continuam sendo produzidos a partir da decomposição da matéria orgânica que se acumula na barragem.

Vale a pena ler todo o texto para aprender mais sobre esse assunto. Clique em:

Pergunta enviada pela Mariana.

14 de outubro de 2010

Que pedra é essa?

Essa pedra é a MAGNETITA!

A Magnetita é um mineral magnético que representa a fonte mais valiosa entre os minérios de ferro. É a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas. Ela pode ser encontrada em rochas magmáticas (originadas do magma), na areia de algumas praias e também em meteoritos.
O nome vem da região onde esse mineral era encontrado antigamente, a Magnésia (na Grécia). Magnésia quer dizer "lugar das pedras Mágicas", pois a capacidade de atração entre essas pedras era considerada mágica.
Grandes depósitos de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, e nas Montanhas Adirondack, na região de Nova Iorque dos Estados Unidos. Também foram encontrados depósitos na Noruega, Alemanha, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, Pennsylvania, Carolina do Norte, Virginia, New Mexico, Utah e Colorado.

Pergunta enviada pelo André.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Magnetita

Por que o cajueiro do meu sítio não dá caju?

O pesquisador Levi de Moura Barros, da Embrapa Agroindústria Tropical, respondeu essa pergunta no site “Nordeste Rural”. Abaixo está um resumo do que ele disse.

Algumas informações importantes:
- No cajueiro existem flores hermafroditas (que possuem a parte feminina e masculina) e flores masculinas na mesma planta.
- Os frutos são desenvolvidos na parte feminina das flores hermafroditas.
- Para que os frutos se desenvolvam, o pólen da parte masculina tem que chegar até a parte feminina, o que chamamos de polinização.
- As abelhas da espécie Apis mellifera são as principais polinizadoras das flores do cajueiro.

Levi de Moura Barros disse que pode estar acontecendo algumas das situações abaixo:
1 - Estão faltando abelhas para fazer a polinização, o que ele acha difícil de acontecer.
2 - O motivo pode ser a presença de apenas uma planta, pois os cajueiros evitam a polinização na mesma planta.
3 - Pode ser que os frutos não estejam sendo produzidos pela falta de flores hermafroditas; essa alternativa é a que ele considera a mais provável.
4 - Pode ser que tenham poucas flores hermafroditas e, sem a polinização, todas as flores murchem, sequem e caem sem que haja formação de frutos.
6 - Se nada do que foi dito acima estiver acontecendo, pode ser que o cajueiro esteja com alguma doença.

Pergunta enviada pela Mariana.
Fonte: http://www.nordesterural.com.br/nordesterural/matler.asp?newsId=2086