29 de maio de 2012

Como foi formado o primeiro ser vivo?

Para entendermos o surgimento do primeiro ser vivo, precisamos primeiro saber que o nosso planeta era, há uns 3,5 bilhões de anos, bem diferente do que é hoje .  A radiação solar era intensa, gerando muito calor na superfície do planeta, e também existiam muitas descargas elétricas (raios) dos temporais constantes. A energia da radiação solar e dos raios da chuva teriam contribuído para que os gases que faziam parte da atmosfera da época se reorganizassem em alguns componentes básicos que formam as células e, consequentemente, os seres vivos. Esses componentes ficaram acumulados no oceano, formando uma espécie de "sopa primitiva". Acredita-se que, de alguma forma, esses componentes teriam se combinado e formado a primeira célula, ou seja, o primeiro ser vivo.
Eu tentei responder essa pergunta de uma maneira bem simples. Existem muitos textos bacanas que trazem uma explicação mais completa, não deixe de procurá-los! Abaixo está uma sugestão de leitura para ajudar a entender melhor  esse assunto. É o texto "A Era das Sopas e a Origem da Vida", publicado na revista Ciência Hoje das Crianças.

Pergunta enviada pela Tayná.

22 de maio de 2012

Qual foi o estudioso que usou a palavra átomo?

A palavra átomo já existia bem antes de ser utilizada como atualmente. Ela vem  do Grego ATOMOS, que significa: inteiro, não-cortado, não-dividido, de A, negativo, mais TOMOS, “corte”, de TEMNEIN, “cortar”. Foi Demócrito, compartilhando da opinião de seu professor, Leucipo, que a utilizou para divulgar a ideia de que a matéria seria composta por partículas bem pequenas e indivisíveis, por isso escolheu a palavra átomo, que significa exatamente isso. Demócrito e Leucipo divulgaram a noção de átomo alguns anos antes do nascimento de Jesus, mas essa teoria de que a matéria seria composta de partículas indivisíveis permaneceu aceita ainda por muito tempo. Ela foi aprimorada no final do século XIX, quando os cientistas perceberam que o átomo seria composto de pedaços ainda menores.

Pergunta enviada pela Tayná.

8 de maio de 2012

Por que a palma da mão e do pé é sempre clara, mesmo para pessoas de pele escura?

A cor da nossa pele é determinada por uma proteína chamada melanina, que está presente em um tipo de célula chamada melanócito. A palma dos nossos pés e das nossas mãos, independente da cor da nossa pele, tem pouca quantidade de melanina, por isso são sempre mais claras. A melanina tem uma importante função de proteger a nossa pele contra os raios ultravioleta do sol. É uma espécie de filtro solar natural. Como as radiações do sol incidem com menor intensidade na palma das mãos e dos pés, a melanina torna-se menos importante nessas partes do corpo.
Aproveitando o assunto.... 
A nossa pele fica bronzeada quando permanecemos mais tempo expostos ao sol porque acontece uma maior produção de melanina. O aumento na produção de melanina é uma tentativa do nosso corpo de  ampliar a proteção contra os possíveis efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta, como o câncer de pele.
Quanto mais escura a pele de uma pessoa, menores são as chances dela ter câncer nesse órgão. Mas todas as pessoas precisam tomar cuidado com exposição exagerada ao sol.

Fonte da imagem:  

Pergunta feita pela Michele, do 7º ano.

Criaturas que imitam para sobreviver

Criaturas que imitam para sobreviver