21 de novembro de 2010

O Pacto do Desempacotamento Conjunto

Que nome estranho, né! Esse é o título de um livro que me pareceu muito interessante. Já imaginaram os amigos se encontrando para desembrulharem juntos os seus presentes de Natal? O livro é sobre esses amigos. Vai ter até lançamento com várias atividades. O link para mais informações sobre o lançamento é:
http://twitpic.com/35xdif


Deixo também o link para a editora. Lá vocês vão encontar outras sugestões legais de leitura.
http://www.mundomirim.com.br/

18 de novembro de 2010

Professora, eu queria saber...

Olá, meninos e meninas!
Vou deixar aqui duas sugestões de sites onde vocês podem encontrar respostas para várias daquelas perguntas que fazem na sala e outras que nem imaginam. Tenho certeza de que vão gostar!

Site de Curiosidades

Você sabia?

Divirtam-se!

15 de novembro de 2010

Coleta Seletiva

Para que se possa fazer a separação do lixo produzido em casa, no comércio ou nas indústrias, o Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabeleceu as seguintes cores de lixeiras:

São muitas cores, né! Dá um trabalhão separar todo esse lixo, mas o problema maior é que o Brasil ainda não tem uma coleta seletiva adequada e ele acaba sendo misturando nos caminhões. O melhor mesmo que a gente tem a fazer é separar o lixo na nossa casa e levar a parte reciclável até o local adequado ou entregar para alguém que possa fazer isso. Tem muitas pessoas que sobrevivem  vendendo o que conseguem catar nos lixos colocados nas ruas. Já pararam para pensar que elas vivem dos nossos restos? Se nós separarmos esses materiais em casa, facilitamos o trabalho destas pessoas. Esse gesto, que necessita apenas de um pouquinho de boa vontade, acaba ajudando, também,  ao ambiente e a nós mesmos, porque fazemos parte do ambiente.
Sugiro duas maneiras de separarmos nosso lixo:
1 - três grupos: recicláveis, não recicláveis e restos de alimentos. Os restos de alimentos podem virar adubo para as plantas.
2 - dois grupos: recicláveis e não recicláveis.

Lembrem-se que o mais importante na questão da produção do lixo não é o que faremos com ele, mas é a nossa capacidade de produzirmos uma quantidade cada vez menor de lixo. Faça a sua parte!