Vulcões

Texto da aluna Bruna Aser Vidigal Pereira - 6º ano 1

Vulcões

Vulcões são fendas ou aberturas presentes na crosta terrestre. Com a pressão dos gases subterrâneos, o magma sobe até a superfície e, quando é expelido, é chamado lava. Alguns cientistas consideram um vulcão ativo quando começa a mostrar sinais de instabilidade ou quando está em erupção. E outros acham que vulcões ativos são aqueles que tiveram erupções históricas. Já os vulcões inativos são aqueles que os vulcanólogos consideram que dificilmente entrarão em erupção vulcânica novamente, mas não é fácil afirmar, pois eles podem estar só dormentes.
Os principais vulcões do mundo são: Vesúvio, na Itália (79 a. C.), Krakatoa, na Indonésia (1883), Monte Pelado, na Martinica (1902), Santa Helena, nos estados Unidos (1980) e Pinatubo, nas Filipinas (1991). E todos eles estão ativos.
As duas maiores catástrofes foram: a de Tambora, Indonésia, em 1815, que matou 92 mil pessoas e a famosa erupção de Krakatoa, também na Indonésia, em 1883, que matou mais de 36 mil pessoas. Em junho de 2011, um dos episódios mais recentes, foi a erupção do vulcão chileno Puyehue, que provocou cancelamentos de vôos em diversos países da América do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia. Além disso, em Bariloche foi preciso que os moradores se unissem para limpar as ruas e casas para que pudessem realizar as atividades diárias.
Em épocas geológicas passadas, houve uma grande atividade vulcânica no Brasil, hoje já não existe mais vulcões ativos por aqui. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente aconteceu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo, São Pedro e São Paulo. Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mias intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de Km², que vai desde o estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul. A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
Achei muito interessante o que li sobre vulcões. Principalmente porque eu nem sabia que causavam tantas coisas chocantes! Adorei pesquisar o assunto...quando vou aprender mais sobre vulcões?

Fonte:
http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Vulc%C3%A3o#Ativos.2C_dormentes
http://www.cprm.gov.br/Aparados/vulc_pag01.htm
http://www.gnosisonline.org/fim-dos-tempos/incrivel-aumento-do-numero-de-erupcoes-vulcanicas/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/topicos/cinzas_vulcanicas/
http://www.brasilescola.com/brasil/vulcanismo-no-brasil.htm



Texto da aluna Laísla Natiele da Silva Oliveira - 6º ano 1

Os Vulcões


Os vulcões são aberturas na crosta terrestre que permitem a comunicação com o magma. Quando os vulcões entram em erupção que dizer que a pressão dos gases no interior do vulcão pode forçar a saída do magma até a superfície. Quando o vulcão está ativo ele mostra sinais como entrar em erupção; quando o vulcão está inativo, ele não mostra sinais como a erupção.
O vulcão Anak Krakatau, localizado na Indonésia, está ativo; o vulcão Merapi, localizado também na Indonésia, é um dos vulcões mais ativos do planeta; o vulcão Kilauea, localizado no Havaí, é também um dos vulcões mais ativos do planeta.
O vulcão Merapi entrou em erupção 56 vezes. A erupção mais violenta foi no ano de 1994, causando mais de 5.000 mortes. O vulcão El Chichón, localizado no México, em 1982 matou mais de 3.500 pessoas. O vulcão com atividade mais recente é o do Chile, que entrou em erupção no dia 4 de junho de 2011 jogando fumaças e gases vulcânicos a dez quilômetros de altura. Outro vulcão é o Eyjafjallajokull, localizado na Islândia; ele jogou no ar uma enorme nuvem de cinzas.
No Brasil não existem vulcões ativos. Foram descobertos dois vulcões extintos na Amazônia localizados na Bacia do Rio Tabajós, no estado do Pará. Os vulcões estão muito preservados, inclusive suas estruturas principais.
A minha opinião é que a pesquisa sobre os vulcões foi muito interessante, pois aprendi novas informações sobre eles.

Fonte:
Livro de Ciências - Projeto Radix - Raiz do Conhecimento
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=255330


Texto do aluno Emmanoel de Oliveira - 6º ano 2

Vulcões


Os vulcões são fendas que se apresentam na crosta terrestre, onde o magma consegue sair para a superfície. Dentro do vulcão, o magma encontra-se em uma temperatura extremamente alta. Um vulcão entra em erupção quando a pressão dos gases faz com que grande quantidade de lava seja jogada para fora com grande força; há também a liberação de grande quantidade de fumaça. A atividade de um vulcão é quando ele está expelindo lava, quando o magma está em movimento. E na inatividade o magma não está sendo expelido.
Os principais vulcões do mundo são: Etna (Sicília) na Itália, Monte Fuji (Japão), Kilauea (Havaí), Krakatoa (Indonésia) e Monte Pinatubo (Filipinas). Desses vulcões, os que estão ativos são: Etna, Monte Fuji, Kilauea e Monte Pinatubo. 
Uma das maiores catástrofes provocadas por atividades vulcânicas foi em Toba, na Indonésia. Foi a mais violenta dos últimos dois milhões de anos e deixou o planeta em uma espécie de inverno nuclear, que durou quase uma década. Em agosto de 1883, Krakatoa, uma ilhota encravada no estreito entre as ilhas de Sumatra e Java, foi pulverizada numa das maiores explosões já registradas na história. O acidente de Krakatoa matou mais de 36.000 pessoas, na maioria afogados por gigantescas paredes de água.
Em épocas geológicas passadas houve intensa atividade vulcânica no Brasil, hoje não existem vulcões ativos aqui. A mais recente ocorreu na era Cenozoica (Terciário). Ma Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi mais intensa, mas os vulcões estão inativos. Na região sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1.000.000 Km².
Eu aprendi muito sobre os vulcões, os que estão inativos e ativos e gostei da história deles e dos vulcões que estão extintos.

Fonte:
Livro de Ciências - Projeto Radix - Raiz do Conhecimento 



Texto da aluna Paloma Maria Faustino - 6º ano 2

Vulcões


Os vulcões são aberturas presentes na crosta terrestre feita de magma. Dizer que um vulcão entrou em erupção significa que a lava está saindo de sua abertura ou está soltando cinzas. Um vulcão ativo ainda pode entrar em erupção e um vulcão inativo não corre mais esse risco.
Abaixo você encontra uma lista de quais são e onde se encontram os principais vulcões do mundo:
Ojos del Salado, no Chile (maior vulcão da Terra); Monte Baker, nos Estados Unidos; Cold Bay, nos Estados Unidos; El Chicón, no México; Pico de Orizaba, no México; Novarupta, nos Estados Unidos; Pico, em Portugal; Cotopaxi, no Equador; Monte Fugi, no Japão; Monte Hood, nos Estados Unidos; Monte Erebus, na Antártica; Etna, na Itália; Krafla, na Islândia; Hekla, na Islândia; Kick-em-Jenny, em Granada; Kilauea (no Hvaí); Furnas, em Açores; Klyuchevskaya Sopka, na Rússia; Krakatoa, na Indonésia; Mayón. nas Filipinas; Mauna Kea, nos Estados Unidos; Mauna Loa, nos Estados Unidos; El Misti, no Peru; Paricutín, no México; Monte Pinatubo, nas Filipinas; Popocatépetl, no México; Santorini, na Grécia; Monte Rainier, nos Estados Unidos; Vulcão do Fogo, em Cabo Verde; Vulcão da Serreta, em Açores; Monte Santa, Helena nos Estados Unidos, Teide, na Espanha; White Island, na Nova Zelândia e Vesúvio, na Itália.
Há também catástrofes provocadas no mundo inteiro . Abaixo vocẽ vê algumas delas:
  • Após mais de 175 anos de inatividade, entrou repentinamente em atividade o Monte Santa helena, em Washington (EUA), na manhã do dia 18 de maio de 1980. Essa erupção escureceu o céu em grande parte do estado de Washington e muitas pessoas e animais morreram.
  • A erupção do vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia, em 1985 e matou mais ou menos umas 25 mil pessoas.
  • Em julho de 1995, na Ilha de Montserrat, um vulcão das montanhas Soufriére, depois de 400 anos inativo entrou em erupção; muitas pessoas tiveram que deixar as suas casas.
  • Soltando fumaça e cinzas a 13 quilômetros de altura, em 1997 o vulcão Popocatépetl, no México, teve a maior erupção dos últimos 72 anos.
Um dos grandes problemas recentes provocados por atividades vulcânicas foi a do Vulcão Yellowstone, que se localiza no Estados Unidos. No dia 19 de janeiro de 2011, o vulcão deu uma respirada e inchou. O medo é desse vulcão despertar, pois videntes falam que todo o continente americano, do centro dos Estados Unidos até o sul do Brasil, vai se dividir ao meio.
No entanto, no Brasil não existe nenhum vulcão ativo e está descartada a chance de uma nova erupção. No Brasil existe existem apenas pequenos vulcões, como o da Serra do Mendanha, no Rio de Janeiro, e o São Domingos, em Poços de Caldas.
Esses vulcões causam vários danos a nosso planeta e causam várias mortes. Eles se encontram onde existem limites entre as placas tectônicas, principalmente, mas ainda bem que nós brasileiros estamos a salvo desses vulcões perigosos.
Fonte:
 
Texto do aluno Felipe dos Remédios S. - 6º ano 2

Vulcões do Planeta

Os vulcões são fendas ou aberturas que estão presentes na crosta terrestre e permitem a comunicação do magma com a crosta. A erupção é um fenômeno da natureza que é associado ao extravasamento do magma das regiões profundas da terra. Um vulcão ativo significa que ainda corre o risco de acontecerem erupções e o vulcão inativo significa que não irá ocorrer erupções.
Entre os principais vulcões do mundo estão Ojos Del Salado (Andes, Chile), Monte Bakes (Washington, EUA), Unzen (Japão), Tambora (Indonésia), Santorini (Grécia), Surtsey (Islândia), Kelut (Indonésia), Merapi (Indonésia), Tamboa (Indonésia), Pinatubo (Filipinas), Shiveluch (Rússia). Desses vulcões, os que estão ativos são: Unzen, Tambora, Surtsey, Kelut, Merapi, Pinatubo e Shiveluch; e os inativos são: Ojos Del Salado, Monte Baker e Santori.
Uma das maiores catástrofes provocadas por atividades vulcânicas foi a erupção de Tambora, que matou cerca de 92.000 pessoas. Os efeitos da erupção foram sentidos em todo o mundo. 1816 ficou conhecido como "ano sem verão" por causa das cinzas do vulcão na atmosfera. Abaixou a temperatura em todo o mundo. Isso aconteceu na mt. Tamboa, Indonésia, nos dias 10 a 15 de abril de 1816. Outra catástrofe foi uma das erupções mais famosas de todos os tempos, mt. Vesúvio entrou em erupção e destruiu as cidades Romanas de Pompeia e Herculano. A erupção, que dizem que demorou 19 horas, enterrou Pompeia 10 pés de cinzas vulcânicas. O calor, que era muito intenso, talvez tanto quanto 750 graus, carbonizou grande parte do material orgânico na área. Muitas vítimas foram encontradas com os topos de suas cabeças faltando seus cérebros, por ter fervido e explodido. Isso ocorreu no mt. Vesúvio, na Itália, no dia 24 de abril de 79 d.C.. No dia 20 de maio de 2011, o vulcão  Grimsvotn, na Islândia, entrou em erupção e ela foi considerada a mais poderosa desde 1873.  O impacto das cinzas foi limitado, já que o tipo de cinzas das nuvens foram dissipadas com maior facilidade e os ventos estavam mais favoráveis, as nuvens de cinzas se espalharam até o sul da Europa.
Não existem vulcões ativos no Brasil. Inúmeras foram, porém, as manifestações vulcânicas em épocas geológicas mais ou menos remotas. No mesozoico, houve o vulcanismo alcalino do Cretáceo Superior, manifestando em diversas áreas. As mais importantes são as seguintes: Poços de Caldas (MG), Ilha de São Sebastião (SP), Itatiaia (RJ), Lages (SC), Jacupiringa (SP), Tinguá (RJ), Mendanha (RJ), Cananeia (SP) e Cabo Frio (RJ).
As informações que eu aprendi sobre os vulcões são bastante interessantes, sobre as catástrofes, os vulcões ativos e inativos, sobre as erupções e tudo sobre os vulcões.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Erupção_vulcânica
Enciclopédia Mirador Internacional.