Carta do Técnico Agrícola

Aos alunos do 6o ano do Instituto Maria Imaculada - Barbacena - MG

Caros Alunos,

Ao analisar as correspondências enviadas por vocês, pude extrair algumas informações referentes à plantação de milho do Senhor Severino, que comento a seguir:
·         Queimada dos restos de milho: essa prática não é recomendada principalmente por matar grande parte dos micro-organismos do solo e por destruir grande parte do húmus. Um solo pobre em micro-organismos tem dificuldade em decompor matéria orgânica e grande parte dos nutrientes existentes no solo não são liberados sem a presença desses micro-organismos. O húmus, produzido na presença dos micro-organismos, também ajuda na manutenção da umidade do solo.
·         Uso de cinza como adubo: existe a recomendação do uso de cinza como adubo na plantação de milho. Na cinza existem alguns dos nutrientes minerais fundamentais para as plantas, como o potássio. O problema é que o uso da queimada para obter esses nutrientes prejudica mais o solo do que favorece (pelo que já foi dito no item anterior). Sem citar os gases de efeito estufa que são liberados.
·         Amarelecimento das folhas: a alteração de coloração das folhas na cultura do milho pode ser causada por muitos fatores. Para a confirmação da causa do amarelecimento teríamos que fazer uma visita ao agricultor, coletar amostras de folhas e fazer uma análise em laboratório. O mesmo ocorre em relação à má ou ausência de formação de espigas. Mas, pelo histórico relatado por vocês, parece ser uma deficiência nutricional da planta. Os pés de milho podem estar passando “fome”. E essa falta de nutrientes pode estar sendo causada pelo desgaste do solo e pelas queimadas. O solo fica desgastado quando a mesma cultura, como o milho, é cultivado durante muitos anos nesse local.
·         Queda na produção: uma queda de produção vem confirmar que o milho do senhor Severino está precisando de uma adubação. A medida que os nutrientes do solo vão reduzindo, a tendência é que ocorra queda na produção.
DDiante do quadro apresentado, sugiro algumas ações ao Senhor Severino.
1- Realizar uma análise do solo para detectar as quantidades de nutrientes presentes e procurar ajuda de um profissional para sugerir a adubação necessária. A Emater, presente em vários municípios, possui assistência técnica gratuita.
2-  Misturar os restos de milho ao solo ao invés de queimá-los.
3-  Se for usar cinzas, usar as que sobrarem de fornos ou fogões a lenha. As vindas de churrasqueira devem ser descartadas por possuírem uma grande quantidade de sal.
4- Uma boa recomendação é deixar de plantar na área por um tempo para que o solo possa restabelecer seu equilíbrio de nutrientes e micro-organismos.
5- Outras duas recomendações são: o plantio do milho diretamente sobre a palha da cultura do ano anterior, chamado de plantio direto; e o uso de adubação verde, que consiste no cultivo de plantas fixadoras de nitrogênio que, além do fornecimento de nitrogênio, ajudam na incorporação de matéria orgânica ao solo.

Espero ter ajudado.
Um abraço a todos,
Guilherme Henrique Fonseca de Castro