24 de maio de 2011

Por que temos caspa na cabeça?

Na nossa pele, incluindo na cabeça, existem várias estruturas responsáveis pela produção e secreção de um óleo natural que a protege, chamadas de glândulas sebáceas. Em algumas situações, essas glândulas podem produzir uma quantidade muito grande de óleo. Se isso acontecer na cabeça, chamamos de caspa. A caspa é formada pelo óleo, por células da cabeça que se descascaram e por sujeira.
O que pode provocar a caspa: alterações na produção de hormônios, comuns na adolescência, lavar a cabeça com água muito quente, deixar um excesso de condicionador no couro cabeludo, entre outros. Alguns casos de caspa podem ser causados também por um tipo de fungo. De qualquer maneira, bons hábitos de higiene podem evitar a caspa. Se o problema não for resolvido, devemos procurar um médico chamado de Dermatologista.
Vocês podem encontrar mais informações no link abaixo:

Pergunta enviada por alunos(as) do 6o ano 3.

23 de maio de 2011

Podemos escolher o sexo do bebê?

Quando os bebês nascem de maneira natural, ou seja, através de uma relação sexual, em que os espermatozoides são lançados dentro do corpo da mulher e "nadam" até o óvulo, isso não é possível. Dessa maneira, existe 50% de chance do bebê nascer menino e 50% de chance de nascer menina.
Só é possível escolher o sexo se for um bebê gerado em um laboratório especializado, de maneira "artificial". Nessas condições, ou seja, quando o encontro entre o espermatozoide e o óvulo acontece em um vidrinho no laboratório, é possível escolher que embriãozinho será colocado no útero da futura mamãe: um menino ou uma menina.

Pergunta enviada por um(a) aluno(a) do 6o Ano 3.

18 de maio de 2011

O Planeta Terra

Vamos assistir três vídeos para entendermos um pouco mais sobre o planeta Terra.
O primeiro deles, "Por Dentro dos Planetas - Superinteressante", traz imagens do interior do planeta Terra e dos demais planetas do Sistema Solar.

O segundo vídeo vai nos mostrar como o movimento das placas tectônicas formou os diversos continentes a partir de um continente único, chamado Pangea.

O terceiro vídeo é sobre o filme "A Era do Gelo 4". Ele mostra de forma animada e divertida, como os continentes se separaram. Mas é claro que a "culpa" não foi do esquilo Scrat, né!
http://www.youtube.com/watch?v=ioaEKnSp4TU 

Podemos entender um pouco mais sobre a Deriva Continental acessando o site:

Bons estudos!

Alunos da E.M. Embaixador Martim Franscisco

Olá, alunos e alunas da Escola Municipal Embaixador Martim Franscisco!

Aqui vocês vão encontrar algumas informações e sugestões de vídeos, textos e sites que vão ajudá-los nos estudos de Ciências. Mas esse blog ainda pode crescer muito mais. Vocês podem ajudar a incrementá-lo enviando as suas dúvidas e sugestões.

Sejam bem vindos a esse blog!