8 de maio de 2012

Por que a palma da mão e do pé é sempre clara, mesmo para pessoas de pele escura?

A cor da nossa pele é determinada por uma proteína chamada melanina, que está presente em um tipo de célula chamada melanócito. A palma dos nossos pés e das nossas mãos, independente da cor da nossa pele, tem pouca quantidade de melanina, por isso são sempre mais claras. A melanina tem uma importante função de proteger a nossa pele contra os raios ultravioleta do sol. É uma espécie de filtro solar natural. Como as radiações do sol incidem com menor intensidade na palma das mãos e dos pés, a melanina torna-se menos importante nessas partes do corpo.
Aproveitando o assunto.... 
A nossa pele fica bronzeada quando permanecemos mais tempo expostos ao sol porque acontece uma maior produção de melanina. O aumento na produção de melanina é uma tentativa do nosso corpo de  ampliar a proteção contra os possíveis efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta, como o câncer de pele.
Quanto mais escura a pele de uma pessoa, menores são as chances dela ter câncer nesse órgão. Mas todas as pessoas precisam tomar cuidado com exposição exagerada ao sol.

Fonte da imagem:  

Pergunta feita pela Michele, do 7º ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola gostaria de saber qual foi o estudioso que usou a palavra atomo
obrigada tayna

Anônimo disse...

eu gostaria de saber como pegamos frife se possivel



















hellen

Adriana disse...

Oi, Hellen. Você poderia reformular a sua pergunta, por favor? Eu não entendi. Você quis dizer "gripe"?