10 de junho de 2010

De onde é que a cárie vem, e como ela "entra" na boca?

Dentro da nossa boca moram diferentes tipos de bactérias. Elas foram morar lá logo quando nascemos, vindas dos alimentos e dos objetos que colocamos na boca. Na maior parte do tempo, elas vivem em harmonia com a gente e não chegam a provocar doenças. Algumas delas até nos defendem de outras que poderiam nos fazer mal.  Entretanto, quando deixamos restos de comida nos dentes, algumas dessas bactérias, ao se alimentarem, produzem ácidos que vão corroendo os dentes, provocando as cáries. Recebe o nome de cárie, que é considerada uma doença, esses buracos provocados pelo ácido. Os doces, gomas de mascar e balas são os principais responsáveis pelas cáries! Vejam a figura abaixo:

Como vocês puderam observar, nossos dentes são formado de algumas camadas. A dor que sentimos ocorre quando a cárie atinge a camada mais interna do dente, a polpa. É nessa camada que estão presentes os nervos e vasinhos de sangue.
A melhor maneira de prevenirmos as cáries é utilizando a nossa velha amiga escova de dentes depois de todas as refeições. 
Abraços!
Pergunta enviada pela Mariana.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom o seu texto adriana.
adorei