30 de junho de 2010

Torre de Pisa - Centro de Gravidade

A Torre de Pisa recebeu esse nome porque está localizada na cidade de Pisa, na Itália. Ela fica atrás da catedral da cidade e foi construída para ser um campanário, ou seja, um lugar para colocar os sinos. Mas, e o que essa torre tem a ver com o centro de gravidade? Vejam a foto da Torre de Pisa e da catedral:
Vocês repararam que a torre é inclinada? Como isso acenteceu? Por que será que ela não cai? Continue lendo...
Na página do Canal Kids encontramos as seguintes informações: "A Torre de Pisa começou a ficar inclinada antes mesmo de terminarem o terceiro andar. O chão do lugar onde construíram a torre tinha muita areia. A base de pedra debaixo da torre não aguentou o peso de um prédio tão alto e fino. Mesmo assim continuaram a construção. Depois de quase duzentos anos, em 1350, ela ficou pronta: o último andar é um pouco mais estreito e guarda os sinos."
Por que ela não cai? Por causa do seu centro de gravidade! Da mesma maneira que a gente consegue inclinar o nosso corpo, para frente, para trás ou para os lados, e não cair. Mas, da mesma maneira que se a gente se inclinar demais acaba se espatifando no chão, a torre também pode cair. As badaladas dos sinos e o peso dos turistas que a visitam poderiam deslocar seu centro de gravidade, provocando o desabamento da torre. Para isso não acontecer, especialistas de vários países estudaram uma maneira de "salvar a torre".
A primeira providência foi enfaixar a torre na moldura entre o primeiro e o segundo andar, com três anéis formados por quatro cabos de aço inoxidável cada um. Depois disso os especialistas, com equipamentos adequados e bastante cuidado, levantaram a parte inclinada e preencheram o espaço no chão com um material bem resistente. No exemplo anterior, é como se os nossos pés e uma parte de nossas pernas ficassem bem presos ao chão ao inclinarmos nosso corpo. A revista Superinteressante ainda completa: "Depois dessa operação, a inclinação da Torre deverá se reduzir a pouco mais de 4 metros, e sua sobrevivência estará assegurada por outros oito séculos".

Postagem feita a pedido da professora Ilza Léa para os seus alunos do 5o ano.

3 comentários:

joselito disse...

adriana deu para notar que vc e uma otima professora pois me ajudou muito para descobrir o porque da torre ter esse nome

Adriana disse...

Obrigada, Joselito. Se quiser pode enviar as suas dúvidas também. Abraços!

Anônimo disse...

Eu me lembro dessa aula, agradeço por você ter feito essa postagem Adriana, nos ajudou muito na sala de aula. Saudades da Ilza.

Abraços, Giulia.