30 de junho de 2010

Torre de Pisa - Centro de Gravidade

A Torre de Pisa recebeu esse nome porque está localizada na cidade de Pisa, na Itália. Ela fica atrás da catedral da cidade e foi construída para ser um campanário, ou seja, um lugar para colocar os sinos. Mas, e o que essa torre tem a ver com o centro de gravidade? Vejam a foto da Torre de Pisa e da catedral:
Vocês repararam que a torre é inclinada? Como isso acenteceu? Por que será que ela não cai? Continue lendo...
Na página do Canal Kids encontramos as seguintes informações: "A Torre de Pisa começou a ficar inclinada antes mesmo de terminarem o terceiro andar. O chão do lugar onde construíram a torre tinha muita areia. A base de pedra debaixo da torre não aguentou o peso de um prédio tão alto e fino. Mesmo assim continuaram a construção. Depois de quase duzentos anos, em 1350, ela ficou pronta: o último andar é um pouco mais estreito e guarda os sinos."
Por que ela não cai? Por causa do seu centro de gravidade! Da mesma maneira que a gente consegue inclinar o nosso corpo, para frente, para trás ou para os lados, e não cair. Mas, da mesma maneira que se a gente se inclinar demais acaba se espatifando no chão, a torre também pode cair. As badaladas dos sinos e o peso dos turistas que a visitam poderiam deslocar seu centro de gravidade, provocando o desabamento da torre. Para isso não acontecer, especialistas de vários países estudaram uma maneira de "salvar a torre".
A primeira providência foi enfaixar a torre na moldura entre o primeiro e o segundo andar, com três anéis formados por quatro cabos de aço inoxidável cada um. Depois disso os especialistas, com equipamentos adequados e bastante cuidado, levantaram a parte inclinada e preencheram o espaço no chão com um material bem resistente. No exemplo anterior, é como se os nossos pés e uma parte de nossas pernas ficassem bem presos ao chão ao inclinarmos nosso corpo. A revista Superinteressante ainda completa: "Depois dessa operação, a inclinação da Torre deverá se reduzir a pouco mais de 4 metros, e sua sobrevivência estará assegurada por outros oito séculos".

Postagem feita a pedido da professora Ilza Léa para os seus alunos do 5o ano.

23 de junho de 2010

Por que tossimos?

Tossimos para expulsarmos algumas coisas estranhas que estejam na nossa garganta ou pulmão. A tosse é uma expulsão barulhenta de ar pela boca que acontece quando um músculo chamado diafragma, responsável pela entrada e saída de ar do nosso corpo, contrai-se de uma hora para outra. A tosse defende a respiração da agressão de micro-organismos, gripes, poluição, poeira, fumaça e outras coisas. Além disso, a tosse pode ajudar a retirar o excesso de secreção (catarro) das vias respiratórias.

Pergunta enviada pela Larissa.

10 de junho de 2010

Por que o gelo é capaz de deixar um fóssil do mesmo jeito?

O que faz com que os seres vivos apodreçam depois de morrerem é a multiplicação de bactérias e fungos que se alimentam deles. Quando algum animal morre e fica preso no gelo, a temperatura muito baixa impede a multiplicação dos micro-organismos. Se não existem micro-organismos, os animais vão ficar do mesmo jeito, mesmo depois de muitos anos.

Até mais!

Pergunta enviada pela Mariana. 

A banana maçã e a nectarina são espécies modificadas geneticamente?

Não são. O "sobrenome" maçã, dado à banana, refere-se ao sabor dessa fruta, não ao fato de que foram misturadas uma banana e uma maçã. Temos que prestar atenção aos termos "modificada geneticamente" e "selecionada geneticamente". Plantas modificadas geneticamente tiveram alterações nos seus genes. Mas, geralmente, essas alterações não são tão drásticas como a união de muitas características de duas espécies tão diferentes, como a banana e a maçã. As plantas selecionadas geneticamente são aquelas que nasceram de duas outras que tinham uma ou mais características consideradas boas. Seus ganes não foram alterados. Tudo isso vale, também, para os animais.

Abraços.

Pergunta enviada pela Mariana.

Tem jeito de esfarelar uma pedra?

Tem sim. A areia não deixa de ser uma pedra esfarelada. A ação das chuvas, do vento, do calor, dos animais e das plantas ao longo de muitos anos pode esfarelar uma pedra.

Abraços.

Pergunta enviada pela Mariana.

Gostaria de saber um pouco mais sobre o Protocolo de Kyoto e a Agenda 21.

O protocolo de Kyoto é uma espécie de combinado entre alguns países para que eles diminuam a emissão de alguns gases no ar, todos eles relacionados ao aumento da temperatura na Terra, que provoca inúmeros danos ao ambiente. A Agenda 21 é uma agenda de compromissos, assumidos por alguns países, para serem cumpridos no século 21. Além da Agenda 21 Global, cada país ficou responsável por elaborar sua própria agenda. Todos esses compromissos estão relacionados com a diminuição dos problemas ambientais.
Escrevi só um pouquinho aqui para vocês ficarem com vontade de saber mais sobre esses assuntos, acessando os links abaixo: 

Você sabe o que é o Protocolo de Kyoto?

Agenda 21 Global

Agenda 21 Brasileira

Agenda 21 local

Boa leitura!
Pergunta enviada pela Mariana.

Porque todas as vacinas não são de gotinhas?

Oi Mariana. Com certeza existem bons motivos. As vacinas de gotinha são mais fáceis de tomar e menos dolorosas, não é mesmo? Se todas pudessem ser administradas por gotinhas, alguém já teria pensado nisso.
Esse motivo está relacionado, entre outras coisas, com a composição da vacina, com o tempo em que ela deve gastar para chegar no seu destino e com os caminhos que ela vai percorrer no corpo. É no sangue que a vacina atua para formar a nossa proteção. As gotinhas que entram pela boca demoram um pouco para chegar até o sangue. As injeções levam a vacina para o sangue em um tempo mais rápido. Naquele site que você sugeriu tem mais informações sobre as vacinas:
Abraços.
Fonte:http://www.injectaveis.com/vias_administracao.html

Lá no sítio tem uma porção de árvores e a maioria eu trato como gente: faço carinho, abraço, converso, tudo que você imagina. Tem gente que fala que elas não me ouvem. Ouvir, acredito que não, mas elas sentem meu carinho e sabem que não as maltratarei?

É, Mariana... realmente as plantas não possuem a capacidade de ouvir ou de ficarem felizes com o carinho. Mas uma coisa é certa, as plantas que são tratadas com bastante cuidado, carinho e atenção desenvolvem-se bem melhor do que as que não são. Elas não "sabem" que estão sendo bem tratadas, ou seja, elas não têm consciência disso, mas, com certeza, ficam muito bem.   

A característica da ave é que ela sabe voar, ou existem aves que não voam?

As aves possuem  algumas características em comum e que estão presentes apenas nesse grupo, mas voar não é uma delas. Existem aves que não voam e animais que voam, mas que não são aves. Uma característica comum a todas as aves é a presença de penas. A ema, a avestruz e o pinguim são exemplos de aves que não voam.


Pergunta enviada pela Mariana.

Quem, quando, como e onde o Petróleo foi descoberto?

A história da utilização do petróleo é muito antiga, sendo assim, não é possível responder a essas perguntas de maneira precisa. Encontrei um texto escrito com base nas informações da apostila da Petrobrás que esclarece essa e várias outras dúvidas sobre o petróleo com uma linguagem bem simples, como vocês podem perceber no trecho abaixo:
"Não se sabe quando despertaram a atenção do homem, mas o fato é que o petróleo, assim como o asfalto e o betume, eram conhecidos desde os primórdios da civilização.
Nabucodonosor usou o betume como material de liga nas construção dos célebres Jardins Suspensos da Babilônia. Foi também utilizado para impermeabilizar a Arca de Noé. Os egípcios o usaram para embalsamar os mortos e na construção de pirâmides, enquanto gregos e romanos dele lançaram mão para fins bélicos.
Só no século 18, porém, é que o petróleo começou a ser usado comercialmente, na indústria farmacêutica e na iluminação. Como medicamento, serviu de tônico cardíaco e remédio para cálculos renais, enquanto seu uso externo combatia dores, cãimbra e outras moléstias.
Até a metade do século passado, não havia ainda a ideia, ousada para a época, da perfuração de poços petrolíferos. As primeiras tentativas aconteceram nos Estados Unidos, com Edwin L. Drake. Lutou com diversas dificuldades técnicas, chegando mesmo a ser cognominado de "Drake, o louco". Após meses de perfuração, Drake encontra o petróleo, a 27 de agosto de 1859.
Passados cinco anos, achavam-se constituídas, nos Estados Unidos, nada menos que 543 companhias entregues ao novo e rendoso ramo de atividades. Na Europa floresceu, em paralelo á fase de Drake, uma reduzida indústria de petróleo, que sofreu a dura competição do carvão, linhita, turfa e alcatrão - matérias-primas então entendidas como nobre.
Naquela época, as zonas urbanas usavam velas de cera, lâmpadas de óleo de baleia e iluminação por gás e carvão. Enquanto isso, no campo, o povo despertava com o sol e dormia ao escurecer por falta de iluminação noturna.
Assim, as lâmpadas de querosene, por seu baixo preço, abriram novas perspectivas ao homem do campo, principalmente, permitindo que pudesse ler e escrever à noite.
A invenção dos motores a gasolina e a diesel, no século passado, fez com que outros derivados, até então desprezados, passassem a ter novas aplicações.
Assim, ao longo do tempo, o petróleo foi se impondo como fonte de energia eficaz. Hoje, além de grande utilização dos seus derivados, com o advento da petroquímica, centenas de novos produtos foram surgindo, muitos deles diariamente utilizados, como os plásticos, borrachas sintéticas, tintas, corantes, adesivos, solventes, detergentes, explosivos, produtos farmacêuticos, cosméticos, etc. Com isso, o petróleo além de produzir combustível e energia, passou a ser imprescindível a utilidades e comodidades da vida de hoje".

Fonte: http://www.dep.fem.unicamp.br/~denis/petroleo.html
Pergunta enviada pela Mariana.

De onde é que a cárie vem, e como ela "entra" na boca?

Dentro da nossa boca moram diferentes tipos de bactérias. Elas foram morar lá logo quando nascemos, vindas dos alimentos e dos objetos que colocamos na boca. Na maior parte do tempo, elas vivem em harmonia com a gente e não chegam a provocar doenças. Algumas delas até nos defendem de outras que poderiam nos fazer mal.  Entretanto, quando deixamos restos de comida nos dentes, algumas dessas bactérias, ao se alimentarem, produzem ácidos que vão corroendo os dentes, provocando as cáries. Recebe o nome de cárie, que é considerada uma doença, esses buracos provocados pelo ácido. Os doces, gomas de mascar e balas são os principais responsáveis pelas cáries! Vejam a figura abaixo:

Como vocês puderam observar, nossos dentes são formado de algumas camadas. A dor que sentimos ocorre quando a cárie atinge a camada mais interna do dente, a polpa. É nessa camada que estão presentes os nervos e vasinhos de sangue.
A melhor maneira de prevenirmos as cáries é utilizando a nossa velha amiga escova de dentes depois de todas as refeições. 
Abraços!
Pergunta enviada pela Mariana.

Como funciona o imã?

Para entenderem como um imã funciona, vocês precisariam de alguns conhecimentos de Física. Nada complicado, mas essas informações serão estudadas mais tarde. De uma maneira muito simplificada, podemos dizer que uma objeto funciona como um imã quando é capaz de gerar um "campo magnético", ou seja, uma força capaz de atrair alguns metais como ferro, níquel e cobalto.

Até mais!

Por que soluçamos?

A entrada e saída de ar nos nossos pulmões é controlada por um músculo que fica entre o tórax e o abdômen. Esse músculo, por sua vez, é controlado por um nervo de nome muito esquisito: o nervo frênico. Alguns estímulos podem fazer esse nervo mandar o diafragma se contrair e a gente, rapidamente, inspira o ar. "O problema é quando uma "tampinha" que há no fundo da garganta, a glote, se fecha de repente e não deixa o ar passar da boca para os pulmões. Isso provoca a vibração das cordas vocais e "hic, hic, hic", lá vem o soluço!"
Essas informações foram retiradas da reportagem "Por que soluçamos", da revista Ciência Hoje das Crianças. Lá tem muito mais informações sobre o soluço. Vale a pena ler a reportagem inteira!

Boa leitura.

Pegunta enviada pela Mariana.

9 de junho de 2010

Força da Gravidade

Olá meninos e meninas,
sei que tenho muitas perguntas para responder, mas não tive tempo ainda. Passei aqui, rapidinho, só para indicar o blog Educare, das professoras Ilza Léa e Iolanda. Lá tem informações bacanas sobre a força da gravidade.
Acessem!
Até breve!