10 de maio de 2010

O que é solstício e equinócio?

Como o eixo da Terra é inclinado, a luz solar incide sobre o nosso planeta de maneira diferenciada nos hemisférios norte e sul e ao longo do ano. O verão, por exemplo, é a época do ano em que podemos perceber a presença do Sol na posição mais alta do céu. Ao contrário, o inverno é a época do ano em que percebemos a presença do Sol na posição mais baixa do céu. Não vamos esquecer que as estações do ano são contrárias nos hemisférios norte e sul do planeta. Quando é verão nos países do hemisfério norte, é inverno nos países do hemisfério sul e vice-versa.
Outra informação que precisamos saber para entendermos solstício e equinócio é sobre o meio dia solar, que é a metade da parte iluminada do dia.
De todos os dias do ano, o dia em que o Sol está no ponto mais alto do céu, ao meio dia solar, é chamado solstício de verão. No solstício de verão temos o dia mais longo e a noite mais curta do ano.
O dia em que o Sol está no ponto mais baixo do céu, ao meio dia solar, é chamado solstício de inverno. No solstício de inverno temos a noite mais longa e o dia mais curto do ano.
Nos dois dias do ano em que o Sol ilumina os dois hemisférios da Terra de maneira igual, temos os equinócios de primavera e de outono. Nesses dois dias a duração do dia é igual à duração da noite.
Na figura abaixo podemos observar as três posições do nascer e pôr do Sol, nos solstícios e equinócios (Mas atenção: essas posições variam dependendo da localização no planeta).

Se for possível ver o ponto em que o Sol nasce, ao longo do ano, da janela de sua casa, você observará o que está representado na próxima figura. A posição do Sol no ponto 1 corresponde ao solstício de verão. A posição do Sol no ponto 3 corresponde ao solstício de inverno. A posição do Sol no ponto 2 corresponde aos equinócios de primavera e de outono.

Aprenda mais sobre esse assunto em uma reportagem da revista Ciência Hoje da Criança, acessando o link abaixo:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/103/o-giro-das-estacoes/as-estacoes-nos-dois-hemisferios/as-estacoes-nos-dois-hemisferios-0/?searchterm=solstício

Nenhum comentário: