14 de maio de 2010

Planeta "irmão" da Terra.

Olá, meninos e meninas!
Vocês leram as informações sobre a formação da Lua? Pois é! Suponho que Theia seja esse tal planeta. Ele pode ter existido ou não. De acordo com a hipótese do Big Splash, o planeta Theia, formado na mesma época que a Terra, fazia o movimento de translação na mesma órbita do nosso planeta. Theia teria girado em harmonia com a Terra durante cerca de 20 a 30 milhões de anos. No entanto, Theia foi aumentando de tamanho (ficou do tamanho próximo ao de Marte), foi girando cada vez mais desordenadamente e acabou se chocando com o nosso planeta. Vejam o que mais eu encontrei sobre esse assunto: "Quando Theia chocou com a Terra a uma velocidade de 40 mil quilômetros por hora, o impacto foi suficiente para vaporizar o planeta. Parte substancial do seu núcleo ferroso afundou na Terra e integrou o núcleo terrestre. O restante material foi projetado para o espaço." Esse material teria dado origem à Lua.

Até a próxima!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Theia
Pergunta enviada pela Mariana.

5 comentários:

Anônimo disse...

Professora,achei muito interessante saber sobre a irmã da Terra,mas gostaria de saber,o seguinte:Por que as vezes as pessoas tem uma vontade de fazer coisas extremas???
Gabriel Spinelli

Adriana disse...

Oi Gabriel, que bom ter você aqui, participando do blog!
A possível resposta para a sua pergunta é bastante difícil. Para ajudar, você poderia especificar melhor o que quis dizer com "coisas extremas". Aguardo.
Um abraço, Adriana.

Anônimo disse...

professora como forma as tsunamis?
bjs Larissa

Adriana disse...

Oi Larissa,
essa foi a mesma pergunta feita pelo Gustavo. A reportagem "É um maremoto? Uma ressaca? Não! É um tsunami!", que pode ser lida acessando o link que está no blog, responde a sua pergunta e ainda traz outras informações sobre tsunamis.
Um abraço, Adriana.

Anônimo disse...

Professora,obrigada por me responder esta dúvida que tanto me encabulava. Gostaria de saber também se um meteoro é considerado uma ``pedra quente`` e se não for qual é sua classificassação? Ou seja o que ele é considerado.