18 de maio de 2010

Tempestade Solar

De uma maneira bem simplificada, a tempestade solar é a liberação de partículas magnetizadas e superaquecidas que estavam acumuladas em algumas regiões do Sol, por meio de uma grande explosão. A tempestade lançada no sistema solar pode trazer danos ao planeta Terra, como tirar os satélites de sua órbita, bloquear comunicações, prejudicar astronautas em órbita, danificar serviços GPS, de celular e redes elétricas. A tempestade solar também pode produzir auroras no céu fora dos locais em que normalmente ocorrem.

Leia, também, as informações abaixo, extraídas da página da Discovery Channel:
• A cada 11 anos, o sol entra em um turbulento ciclo, representando a época mais propícia para que o planeta sofra uma tempestade solar.
• O próximo máximo solar ocorrerá no ano 2011.
• Uma potente tempestade solar é capaz de paralisar por completo a rede elétrica das grandes cidades, uma situação que poderia durar semanas, meses e até anos.
• A cidade de Nova York possui a rede elétrica mais vulnerável da costa leste dos Estados Unidos.
• As tempestades solares podem causar interferências nos sinais de rádio, afetar os sistemas de navegação aéreos, danificar as linhas telefônicas e inutilizar satélites por completo.
• Em março de 1989, a cidade de Quebec, no Canadá, foi atingida por uma forte tempestade solar. Seis milhões de pessoas foram afetadas por um grande apagão, que durou 90 segundos. A rede elétrica de Montreal ficou paralisada durante mais de nove horas. Os danos que o apagão provocou, junto com as perdas provocadas pela falta de energia, chegaram a centenas de milhões de dólares.
• Em setembro de 1859, uma intensa tempestade solar afetou a maior parte do planeta. As linhas telegráficas dos Estados Unidos e do Reino Unido ficaram inutilizadas e provocaram vários incêndios. Além disso, uma impressionante aurora boreal, fenômeno que normalmente só pode ser observado nas regiões árticas, pôde ser visto em lugares tão distantes quanto Roma e Havaí.
• Há 144 anos, ocorreu a pior tempestade solar de que se teve notícia. Na época, seus efeitos foram imperceptíveis pois não existiam equipamentos que dependessem diretamente dos satélites ou da rede elétrica.
A foto abaixo é de uma "Solar flare" capturada em 04 de novembro de 2003 pelo observatório SOHO. Trata-se de uma explosão solar gigantesca (Crédito: NASA).

Pergunta feita pelo André.
http://www.discoverybrasil.com/desastre_perfeito/desastre_perfeito_mais_episodio2/index.shtml
http://eternosaprendizes.com/tag/tempestade-solar/

3 comentários:

Anônimo disse...

Professora,pode ser provável que o mundo acabe mesmo em 2012,pois eu vi em um canal de ciencias,que acontecerá uma gigantesca tempestade solar no ano de 2011 que poderá nos deixar sem a tecnologia,que hoje dependemos muito para viver,e com isso,aconteceriam coisas inimagináveis.
Gabriel Spinelli

Adriana disse...

Oi Gabriel,
li algumas coisas sobre essa tempestade de 2011. Pelo que entendi, podem acontecer vários problemas por causa da interferência nas redes de comunicação, mas nada que chegará a destruir o mundo.
Um abraço, Adriana.

Anônimo disse...

Em detalhes, como será a tempestade solar de 2011? a energia elétrica vai acabar só por um tempo ou não?
Pergunta enviada pela Mariana