26 de maio de 2010

Eu queria saber um monte de coisas!

Recebi um monte de perguntas da Mariana. Vou demorar um pouquinho, mas responderei todas. Aguardem! Antes disso, gostaria de aproveitar para dar os parabéns a todos que estão participando desse blog. A curiosidade e a vontade de aprender cada vez mais é uma excelente qualidade.
Continuem perguntando e querendo saber sempre!
Um abraço, Adriana.

25 de maio de 2010

Os anéis de Saturno.

Os sete anéis de Saturno, observados pela primeira vez por Galileu Galilei em 1610, são formados principalmente por uma mistura de gelo, poeira e pedaços de rocha. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilômetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura.
Júpiter, Urano e Netuno também possuem anéis, mas eles são menos numerosos e bem mais finos do que os de Saturno.

Lendo a reportagem "Jóias do Sistema Solar", da revista Ciência Hoje da Criança, vocês vão ficar sabendo de muitas outras coisas bacanas sobre esse planeta, além de assistir a um pequeno vídeo que mostra os anéis nas suas cores reais. É só acessar o link abaixo.
Boa viagem!
Pergunta feita pelo Gustavo.
Fonte (além da reportagem disponível no endereço eletrônico acima): http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A9is_de_Saturno

24 de maio de 2010

Queria saber por que sentimos cócegas e coceira.

Coceira e cócegas são coisas diferentes. As duas são comandadas pelo cérebro, mas cada uma tem seu motivo. A coceira é uma reação do corpo quando algo estranho entra em contato com a nossa pele. É uma tentativa de se defender e de se livrar dessa coisa estranha. Quando alguma coisa encosta em nossa pele e nosso cérebro não consegue interpretar, sentimos cócegas. Não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos porque nosso cérebro sabe o que está acontecendo.
Encontrei a resposta para essa pergunta na revista Ciência Hoje das Crianças. Confira!

Por que sentimos cócegas?
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2001/118/por-que-sentimos-cocegas/?searchterm=cócegas

Por que sentimos coceira?
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2001/114/por-que-sentimos-coceira/?searchterm=coceira

É possível formarem-se mais placas tectônicas ou sumirem algumas?

Com a intensa movimentação do magma no manto da Terra, as placas tectônicas estão em constante mudança. Elas se chocam, aproximam-se ou se afastam umas das outras. Dessa maneira, tanto podem ser criadas novas placas, como algumas podem ser derretidas, voltando ao manto.

Pergunta enviada pelo Ciro.

O que é um meteoro?

Os meteoros são pedras arremessadas do espaço para a Terra. Essas pedras chegam muito quentes à superfície do planeta porque caem em alta velocidade, em torno de 255.600 quilômetros por hora. Quando são encontradas na Terra, essas pedras são chamadas de meteoritos. O que chamamos de estrelas cadentes não são exatamente estrelas que caem, mas meteoros atravessando a atmosfera terrestre.
Essas informações foram retiradas da reportagem "Estrelas não caem! Entenda o que são os meteoros e como eles se desintegram ao entrar na atmosfera", da revista Ciência Hoje das Crianças. Pra ler a reportagem completa e encontrar mais informações legais, acesse o link abaixo:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/astronomia-e-exploracao-espacial/estrelas-nao-caem/?searchterm=meteoro
Boa leitura!

Professora, eu queria saber qual é a diferença entre pedra e areia.

A areia é formada por pedaços bem pequenos de pedras que foram se partindo ao logo de muito anos. O vento, as chuvas e até mesmo o pisoteio dos animais contribuem para a formação da areia.


Pergunta enviada pela Mariana.

18 de maio de 2010

Tempestade Solar

De uma maneira bem simplificada, a tempestade solar é a liberação de partículas magnetizadas e superaquecidas que estavam acumuladas em algumas regiões do Sol, por meio de uma grande explosão. A tempestade lançada no sistema solar pode trazer danos ao planeta Terra, como tirar os satélites de sua órbita, bloquear comunicações, prejudicar astronautas em órbita, danificar serviços GPS, de celular e redes elétricas. A tempestade solar também pode produzir auroras no céu fora dos locais em que normalmente ocorrem.

Leia, também, as informações abaixo, extraídas da página da Discovery Channel:
• A cada 11 anos, o sol entra em um turbulento ciclo, representando a época mais propícia para que o planeta sofra uma tempestade solar.
• O próximo máximo solar ocorrerá no ano 2011.
• Uma potente tempestade solar é capaz de paralisar por completo a rede elétrica das grandes cidades, uma situação que poderia durar semanas, meses e até anos.
• A cidade de Nova York possui a rede elétrica mais vulnerável da costa leste dos Estados Unidos.
• As tempestades solares podem causar interferências nos sinais de rádio, afetar os sistemas de navegação aéreos, danificar as linhas telefônicas e inutilizar satélites por completo.
• Em março de 1989, a cidade de Quebec, no Canadá, foi atingida por uma forte tempestade solar. Seis milhões de pessoas foram afetadas por um grande apagão, que durou 90 segundos. A rede elétrica de Montreal ficou paralisada durante mais de nove horas. Os danos que o apagão provocou, junto com as perdas provocadas pela falta de energia, chegaram a centenas de milhões de dólares.
• Em setembro de 1859, uma intensa tempestade solar afetou a maior parte do planeta. As linhas telegráficas dos Estados Unidos e do Reino Unido ficaram inutilizadas e provocaram vários incêndios. Além disso, uma impressionante aurora boreal, fenômeno que normalmente só pode ser observado nas regiões árticas, pôde ser visto em lugares tão distantes quanto Roma e Havaí.
• Há 144 anos, ocorreu a pior tempestade solar de que se teve notícia. Na época, seus efeitos foram imperceptíveis pois não existiam equipamentos que dependessem diretamente dos satélites ou da rede elétrica.
A foto abaixo é de uma "Solar flare" capturada em 04 de novembro de 2003 pelo observatório SOHO. Trata-se de uma explosão solar gigantesca (Crédito: NASA).

Pergunta feita pelo André.
http://www.discoverybrasil.com/desastre_perfeito/desastre_perfeito_mais_episodio2/index.shtml
http://eternosaprendizes.com/tag/tempestade-solar/

14 de maio de 2010

Planeta "irmão" da Terra.

Olá, meninos e meninas!
Vocês leram as informações sobre a formação da Lua? Pois é! Suponho que Theia seja esse tal planeta. Ele pode ter existido ou não. De acordo com a hipótese do Big Splash, o planeta Theia, formado na mesma época que a Terra, fazia o movimento de translação na mesma órbita do nosso planeta. Theia teria girado em harmonia com a Terra durante cerca de 20 a 30 milhões de anos. No entanto, Theia foi aumentando de tamanho (ficou do tamanho próximo ao de Marte), foi girando cada vez mais desordenadamente e acabou se chocando com o nosso planeta. Vejam o que mais eu encontrei sobre esse assunto: "Quando Theia chocou com a Terra a uma velocidade de 40 mil quilômetros por hora, o impacto foi suficiente para vaporizar o planeta. Parte substancial do seu núcleo ferroso afundou na Terra e integrou o núcleo terrestre. O restante material foi projetado para o espaço." Esse material teria dado origem à Lua.

Até a próxima!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Theia
Pergunta enviada pela Mariana.

13 de maio de 2010

Formação da Lua

A origem da Lua é incerta, mas, como os elementos encontrados na Lua se parecem com os encontrados na Terra, ambos os corpos podem ter tido uma origem comum. Alguns astrônomos e geólogos dizem que a Lua teria se desprendido de uma parte da Terra, bem no início da formação de nosso planeta.
Outra hipótese, atualmente a mais aceita, é a de que um planeta desaparecido e denominado Theia, aproximadamente do tamanho de Marte, ainda no princípio da formação da Terra, teria se chocado com nosso planeta. Tamanha colisão teria destruído totalmente o planeta Theia e partido pedaços da Terra. Esses pequenos pedaços teriam se juntado e formado a Lua, que ficou presa ao campo gravitacional da Terra. Esta teoria recebeu o nome de Big Splash.
Há ainda um grupo de teóricos que acreditam que, seja qual for a forma como surgiram, haveria dois satélites naturais orbitando a Terra: o maior seria a Lua, e o menor teria voltado a se chocar com a Terra, formando as massas continentais.
Abaixo está a ilustração da hipótese do Big Splash:

Pergunta enviada pela Mariana.

Quantas placas tectônicas existem?


As placas tectônicas são divisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do magma, no manto da Terra, ser bastante aquecido e se movimentar constantemente.
A princípio, há aproximadamente 240 milhões de anos, havia somente duas placas: Laurásia e Gondwana e essas, com o decorrer do tempo, sofreram transformações que as dividiram em várias e diferentes partes. Hoje existem 38 placas menores e quatorze principais, são elas: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa Juan de Fuça, Placa de Nazca, Placa Norte-americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul-americana.
Como vocês podem observar na figura abaixo, o Brasil fica inteirinho em uma mesma placa, a Sul Americana (a área lilás do desenho), por isso não existem terremotos nem atividades vulcânicas por aqui.




Pergunta enviada pela Mariana.
Adaptado de: http://www.alunosonline.com.br/geografia/placas-tectonicas/

12 de maio de 2010

O Sol da Meia Noite

Olá, meninas e meninos!
Encontrei uma apresentação que mostra como o Sol pode estar presente no céu à noite, em alguns locais da Terra. Vejam que legal! Acessem o link abaixo:
http://www.slideboom.com/presentations/74898/O_Sol_da_Meia_Noite
Boa viagem!

10 de maio de 2010

No meu sítio tem duas espécies de tucano, o de bico laranja e o de bico verde. Dizem que tem outra espécie. Qual é?

Existem mais de 30 espécies de tucano. Saiba mais sobre as diferentes espécies de tucano no site abaixo.
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/tucano.html

Pergunta enviada pela Mariana.

Qual é o formato do Sol?

Da distância que vemos o Sol, ele nos parece bem redondo, não é mesmo? Mas, se fosse possível aproximarmos mais desse astro, veríamos que ele tem a forma mais próxima a de uma bola de futebol americano.
Pergunta enviada pela Mariana.

Qual a capacidade máxima de memória que o cérebro pode armazenar?

A princípio, não podemos determinar a capacidade máxima de memorização do cérebro humano. O que sabemos é que, quanto mais exercitamos nosso cérebro, maior é a nossa capacidade de aprendermos e memorizarmos coisas novas. A reportagem “Por que lembramos e esquecemos?”, da revista Ciência Hoje da Criança, pode te ajudar a entender melhor sobre esse assunto. Acesse o link abaixo:

É verdade que o mundo pode acabar em 2012?

Várias profecias de diferentes culturas dizem que algo poderá acontecer nessa data, mas decidir se acredita ou não é uma questão pessoal. De qualquer maneira, se você quiser saber mais, digite “2012, fim do mundo” em qualquer site de busca, como o Google, e encontrará um monte de informações sobre esse assunto.

Muitos dizem sobre grandes problemas que poderão acontecer no futuro, como a água vai acabar, ficaremos sem árvores, etc. Eles podem acontecer mesmo, ou isto é só para ganhar audiência?

A água do planeta não irá acabar, mas, do jeito que a estamos utilizando, ficará cada vez mais difícil encontramos água potável, ou seja, própria para o nosso consumo. Esses problemas todos que são divulgados pela mídia, apesar de alguns exageros, são reais. Acredito que chegará um tempo em que nosso planeta não suportará mais tanta exploração. Serão tempos difíceis para os seres vivos da Terra, inclusive para os seres humanos.
Pergunta enviada pela Mariana.

Eu queria saber mais sobre vulcões e tsunamis.

Para que você e os seus colegas aprendam mais sobre os vulcões e os tsunamis, escolhi algumas reportagens da revista Ciência Hoje das Crianças. Para ler as reportagens, é só acessar os links. Boa leitura!

Quando crescer, vou ser vulcanólogo!

Vulcão na vizinhança!

Você sabia que na África existe um vulcão coberto de neve?

É um maremoto? Uma ressaca? Não! É um tsunami!

Como prever um tsunami?

Pergunta enviada pelo Gustavo.

De onde veio Marte? Tem extraterrestre nesse planeta?

A formação de Marte aconteceu ao mesmo tempo e da mesma maneira que a formação dos outros planetas do sistema solar. A força da gravidade fez com que uma imensa nuvem de poeira e gases se juntasse e formasse os planetas. Agora, se alguém sabe da existência de marcianos, essa informação ainda não foi divulgada! Alguns cientistas acreditam terem encontrado microrganismos em Marte, mas não se tem certeza sobre isso.
Você pode encontrar mais informações sobre esse assunto na reportagem “Evidências de vida. Saiba mais sobre a possibilidade de existir vida em Marte” da revista Ciência Hoje da Criança. Acesse o link abaixo:

Cães da raça Boxer

É verdade que o Boxer pode dar um pulo de mais de 2 metros de altura?
A raça Boxer é a mais dócil do Brasil?
Pesquisei muitas coisas sobre os cães da raça Boxer, mas não consegui encontrar informações sobre a altura de seus pulos. Por tudo que li, não me pareceu que o pulo alto seja uma característica importante dessa raça. Entretanto, todos dizem a mesma coisa sobre o comportamento desses cães com seus donos: são extremamente dóceis e fiéis! Sugiro que acessem os dois sites abaixo para saberem mais sobre esses cães:
Perguntas envidas pelo Siro.

O que é solstício e equinócio?

Como o eixo da Terra é inclinado, a luz solar incide sobre o nosso planeta de maneira diferenciada nos hemisférios norte e sul e ao longo do ano. O verão, por exemplo, é a época do ano em que podemos perceber a presença do Sol na posição mais alta do céu. Ao contrário, o inverno é a época do ano em que percebemos a presença do Sol na posição mais baixa do céu. Não vamos esquecer que as estações do ano são contrárias nos hemisférios norte e sul do planeta. Quando é verão nos países do hemisfério norte, é inverno nos países do hemisfério sul e vice-versa.
Outra informação que precisamos saber para entendermos solstício e equinócio é sobre o meio dia solar, que é a metade da parte iluminada do dia.
De todos os dias do ano, o dia em que o Sol está no ponto mais alto do céu, ao meio dia solar, é chamado solstício de verão. No solstício de verão temos o dia mais longo e a noite mais curta do ano.
O dia em que o Sol está no ponto mais baixo do céu, ao meio dia solar, é chamado solstício de inverno. No solstício de inverno temos a noite mais longa e o dia mais curto do ano.
Nos dois dias do ano em que o Sol ilumina os dois hemisférios da Terra de maneira igual, temos os equinócios de primavera e de outono. Nesses dois dias a duração do dia é igual à duração da noite.
Na figura abaixo podemos observar as três posições do nascer e pôr do Sol, nos solstícios e equinócios (Mas atenção: essas posições variam dependendo da localização no planeta).

Se for possível ver o ponto em que o Sol nasce, ao longo do ano, da janela de sua casa, você observará o que está representado na próxima figura. A posição do Sol no ponto 1 corresponde ao solstício de verão. A posição do Sol no ponto 3 corresponde ao solstício de inverno. A posição do Sol no ponto 2 corresponde aos equinócios de primavera e de outono.

Aprenda mais sobre esse assunto em uma reportagem da revista Ciência Hoje da Criança, acessando o link abaixo:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/103/o-giro-das-estacoes/as-estacoes-nos-dois-hemisferios/as-estacoes-nos-dois-hemisferios-0/?searchterm=solstício

Gostaria de saber se todas as estrelas que morrem viram um buraco negro.

Nem todas. Apenas se transformam em buraco negro estrelas bem maiores do que o Sol. Veja o que mais eu encontrei sobre esse assunto:
“Cada estrela tem um ciclo parecido, mas a duração e o modo como morrem pode variar bastante (assim como os seres vivos!). Diz-se que uma entre cada cem estrelas que chegam ao seu último momento de existência faz de seu “canto de cisne” um evento formidável. Elas explodem violentamente difundindo de uma só vez energia equivalente a um bilhão de sóis e se fazem notar entre as estrelas de toda a galáxia. São as supernovas.
Após a explosão das supernovas de grande massa, pensa-se que o núcleo da estrela original seria capaz de se contrair, sob ação da força de gravidade, até se transformar num buraco negro.
...
Quando o sol extinguir sua luz, daqui a cerca de cinco bilhões de anos, o destino da Terra e de todo o sistema solar interior será bastante cruel. Nossa estrela mãe não tem massa suficiente para terminar seus dias explodindo como uma supernova, mas seu desequilíbrio final vai transformá-la numa estrela gigantesca, que engolirá os planetas mais próximos, calcinando-os. Mas pelo menos eles não serão derretidos por uma supernova. Não haverá um buraco negro no lugar do Sol. Buracos negros são o último estágio na evolução de uma estrela com muita massa, em média 10 vezes mais que o Sol”.
Pergunta enviada pela Mariana.

Se alguém entrar no buraco negro, sairá em outro lugar ou será triturado?

Buraco Negro é uma região do espaço onde a “força da gravidade” é tão grande que nada sai dessa região, nem a luz, por isso vemos uma região negra. Uma vez que nada sai de um buraco negro, nada que “entra” em um buraco negro chega até nós e a nenhum outro lugar.
Pergunta enviada pela Mariana.

Por que o canguru tem uma bolsa para colocar o filhote?

Os cangurus fazem parte do grupo dos marsupiais, junto com os gambás e os coalas. Esses animais são mamíferos como a gente, mas as fêmeas não possuem uma placenta tão desenvolvida como a nossa. Uma das funções da nossa placenta é fazer com que o corpo da mãe não expulse o bebê durante a gestação. Isso pode parecer estranho, mas, para nos defender, nosso corpo nos protege de tudo o que é estranho a ele, como um bebê! A placenta das fêmeas dos marsupiais não consegue fazer isso e os bebezinhos nascem antes de se desenvolverem por completo. Então, para terminar seu desenvolvimento, os recém nascidos (cangurus, gambás ou coalas) ficam dentro da bolsa que se chama marsúpio, presos ao corpo da mamãe. Dentro do marsúpio eles ficam protegidos e poderão se alimentar do leite materno. 

De onde vieram as matérias e não matérias que formaram o Big-Bang?

A matéria e antimatéria só foram formadas depois do início do Big-Bang. De acordo com essa teoria, elas teriam surgido na medida em que o universo se expandia e se esfriava. Portanto, não faz sentido pensarmos no que havia antes do Big-Bang. Muito difícil imaginar isso, não é?
Pergunta enviada pelos alunos Lucas Araujo e Guilherme.
Fonte: http://www.on.br/site_edu_dist_2008/site/conteudo/modulo7/1-historia-termica/1-eras.html

Queria saber de que é feita a lava do vulcão.

Lava (do italiano lava, derivado do latim labes: queda, declive ou penetrante) é o nome dado ao material que os vulcões expelem quando entram em erupção. Esse material vem do manto da Terra e, quando ainda está nessa camada, é chamado de magma (formado de rocha derretida e gases). A lava é feita de rocha derretida a uma temperatura que varia entre 600 °C e os 1.250 °C.
Atenção: temos que tomar o cuidado para não confundir as palavras lava e larva. Larva é uma das fases da vida de alguns animais (já ouviram falar das larvas do mosquito Aedes?).
Pergunta enviada pelo André.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lava

5 de maio de 2010

Muitas perguntas!

Olá meninos e meninas!
Vocês fizeram muitas perguntas bacanas! Vou tentar respondê-las até o final desta semana. As informações sobre o Big-bang que eu já coloquei no blog respondem algumas delas. Aproveitando o assunto, a maneira correta de pronunciar o "bang" é com E e não com A.
Até mais!

1 de maio de 2010

Big-Bang

Olá meninos e meninas!
O Ciro pediu que eu colocasse uma matéria sobre o Big-Bang aqui no nosso blog. Esse assunto não é muito fácil de entender e de explicar, mas consegui encontrar algumas informações mais claras na página da Sociedade Brasileira de Astronomia.
Clique aqui para ler:
http://adrianacienciasimi.blogspot.com/p/big-bang.html
Boa leitura!