13 de maio de 2010

Quantas placas tectônicas existem?


As placas tectônicas são divisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do magma, no manto da Terra, ser bastante aquecido e se movimentar constantemente.
A princípio, há aproximadamente 240 milhões de anos, havia somente duas placas: Laurásia e Gondwana e essas, com o decorrer do tempo, sofreram transformações que as dividiram em várias e diferentes partes. Hoje existem 38 placas menores e quatorze principais, são elas: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa Juan de Fuça, Placa de Nazca, Placa Norte-americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul-americana.
Como vocês podem observar na figura abaixo, o Brasil fica inteirinho em uma mesma placa, a Sul Americana (a área lilás do desenho), por isso não existem terremotos nem atividades vulcânicas por aqui.




Pergunta enviada pela Mariana.
Adaptado de: http://www.alunosonline.com.br/geografia/placas-tectonicas/

6 comentários:

Anônimo disse...

Professora,
Obrigada por responder aas milhões de perguntas que faço!
Para aproveitar a oportunidade, gostaria de saber se a Lua foi mesmo formada pela Terra, e se nosso planeta tinha mesmo um ``irmão``

Adriana disse...

É sempre um prazer, Mariana.

Adriana disse...

Mariana, não consegui encontrar nada sobre essa tal irmã da Terra. Vou perguntar a um físico que conheço, meu irmão, e publico a resposta assim que encontrar.

Um abraço, Adriana.

Anônimo disse...

Não tem pressa professora!
Mariana

Anônimo disse...

Mas professora,
é possível se formarem mais placas tectonicas ou sumirem algumas???

Ass: Ciro Belluci

Anônimo disse...

Muito legal professora...
mas queria saber por que sentimos cóssegas e coceira??

Ass: Ciro Belluci